De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marabá encontra-se na zona laranja de alerta de eventos meteorológicos, que significa situação meteorológica perigosa. Atualmente, o município oscila entre as duas zonas.
Na plataforma ClimaTempo, nesta sexta-feira, 10, a previsão é que o município registre mais de 90% de umidade de ar e 40 milímetros de chuvas, o que significa 40 litros de água por metro quadrado. Haverá chuva rápida durante o dia e à noite.
Para os próximos dias, Marabá continuará recebendo chuvas. Neste sábado, 11, a previsão é de períodos nublados com chuva a qualquer hora e 25 milímetros de chuva. No domingo, são esperadas pancadas de chuva à tarde e à noite com 25 milímetros.
Até a próxima sexta-feira, 17, a probabilidade de chuvas no município gira em torno de 80% e 90% com dias onde a chuva acontece de forma rápida em momentos isolados e dias onde ocorrem pancadas. Em relação à quantidade, segundo a Clima Tempo nos próximos dias são esperados entre 15 e 32 milímetros.
Nos últimos dias, equipes da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) e Código de Postura do Município intensificaram as ações de limpeza de esgotos e bueiros visando atenuar os impactos das chuvas na rede de drenagem de Marabá.
Só nesta quarta-feira, as equipes retiraram mais de uma tonelada de lixo e entulho de bueiros em diversos pontos da cidade. Cerca de 100 agentes estão atuando nas frentes de limpeza.
É recomendado que a população procure a Defesa Civil do município para mais informações quanto aos cuidados que devem ser tomados durante esse período de chuvas.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Inmet e Arquivo